Conforme Vygotsky e Piaget, a aprendizagem se processa em uma relação interativa entre o sujeito e a cultura em que vive. Durante muito tempo a alfabetização foi entendida como a aquisição de um código. Sabe-se que crianças que estão inseridas em ambientes ricos em experiências de leitura e escrita se motivam para ler e escreve. Com isso, acredito que realizando um trabalho dirigido, respeitando a turma e principalmente, respeitando o aprendizado de cada aluno e aluna, podemos fazer a diferença no processo ensino-aprendizagem.
"Acredito que a chamada norma padrão, ou a língua falada culta, é conseqüência do letramento, motivo porque, indiretamente é função da escola desenvolver no aluno o domínio da linguagem falada institucionalmente aceita".(Mary Kato).
"O ato de ler e escrever deve começar a partir de uma compreensão muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra. Até mesmo historicamente, os seres humanos primeiro mudaram o mundo, depois revelaram o mundo e a seguir escreveram as palavras". (Paulo Freire).
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Juliane Waschow Velho
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