terça-feira, 5 de abril de 2011

APRENDIZAGEM


              Conforme Vygotsky e Piaget, a aprendizagem se processa em uma relação interativa entre o sujeito e a cultura em que vive. Durante muito tempo a alfabetização foi entendida como a aquisição de um código. Sabe-se que crianças que estão inseridas em ambientes ricos em experiências de leitura e escrita se motivam para ler e escreve.  Com isso, acredito que realizando um trabalho dirigido, respeitando a turma e principalmente, respeitando o aprendizado de cada aluno e aluna, podemos fazer a diferença no processo ensino-aprendizagem.

              "Acredito que a chamada norma padrão, ou a língua falada culta, é conseqüência do letramento, motivo porque, indiretamente é função da escola desenvolver no aluno o domínio da linguagem falada institucionalmente aceita".(Mary Kato).
              "O ato de ler e escrever deve começar a partir de uma compreensão muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra. Até mesmo historicamente, os seres humanos primeiro mudaram o mundo, depois revelaram o mundo e a seguir escreveram as palavras". (Paulo Freire).
.


Juliane Waschow Velho

Nenhum comentário:

Postar um comentário